segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Como ensinar meu filho a acordar mais tarde?

Muitos pais reclamam que os filhos acordam cedo demais: não importa que seja sábado, domingo ou feriado, antes de o sol nascer eles já estão a toda. Para saber como conseguir que seu filho fique mais tempo na cama, você precisa descobrir qual tipo de criança ele é. 

Existem dois tipos de madrugadores: os que acordam antes de ter dormido o suficiente e os que dormem o bastante, mas mesmo assim levantam cedo demais para o gosto do resto da família. 

Para saber se seu filho está dormindo o suficiente, consulte a nossa tabela e preste atenção no comportamento dele durante o dia. Ele fica com cara de sono? Ele tira uma soneca uma ou duas horas depois de ter levantado de manhã cedinho? Lembre-se de que é difícil encontrar criança de menos de 3 anos que precise dormir menos que 11 horas toda noite. 

Parece que seu filho está acordando antes de dormir o tanto que tinha de dormir? Verifique se há alguma coisa no ambiente que o esteja acordando, e tente resolver a situação. Se o quarto fica claro muito cedo, por exemplo, procure instalar cortinas mais escuras (ou improvise colando cartolinas ou jornal na janela por alguns dias, para ver se resolve). 

A fralda não está vazando? Talvez seja o caso de usar um tipo mais absorvente para as noites, ou diminuir a ingestão de líquido antes da hora de dormir. 

Quando seu filho acordar de manhãzinha e você achar que ele ainda não dormiu o suficiente, vai ser preciso colocá-lo de volta na cama, e ele só vai adormecer sozinho se tiver sido ensinado a fazer isso. Criar bons hábitos de sono à noite vai contribuir para que ele consiga adormecer de novo de manhã. 

Se você consultou nossa tabela e chegou à conclusão de que o seu pequeno madrugador dorme o suficiente, talvez o problema seja que ele esteja indo para a cama cedo demais, e valha a pena colocá-lo na cama um pouco mais tarde. Uma criança que vá para cama às 19h30 acordará com a corda toda às 6h. 

A chave é experimentar: capriche na rotina da hora de dormir e tente uns dez dias de um jeito, dez dias de outro, e veja o que funciona melhor para você. 

Conforme seu filho vai crescendo, proponha atividades tranquilas para ele fazer logo que acorda, como ler livrinhos ou desenhar no quarto, ou ainda assistir a um pouco de TV. Se é fim de semana ou feriado, talvez você possa ficar um pouco mais na cama... 

Se nada der certo, o jeito é se conformar e torcer para ele continuar assim até quando for adolescente, para você nunca ter de brigar para tirá-lo da cama. 

Fonte: Babycenter

Nenhum comentário:

Postar um comentário