sábado, 7 de janeiro de 2012

As várias fases do Davi (de 0 a 4 meses)

O Davi tem só 4 meses mas parece que tem uma eternidade que ele está conosco e faz parte das nossas vidas. Desde o início ele foi um bebê tranquilo, mas como todo bebê passou por diversas fases, algumas maravilhosas e outras tão difíceis que quase enlouqueceram mamãe e papai. Vou tentar descrever algumas delas.

A primeira semana, do hospital para casa:


Davi nasceu numa segunda-feira, dia 5 de setembro as 8h, pesando 3,510kg e medindo 49,5cm. Ele foi levado pro quarto por volta de 16h e queria apenas uma coisa: mamar. E não poder suprir essa necessidade essencial pro meu filho me deixou louca! Eu não tinha leite, ou achava que não tinha. O que na verdade ninguém me explicou é que quanto mais o bebê suga mais seu peito produz leite, então como eu apertava o peito e não conseguia tirar nenhuma gota eu ficava desesperada e não deixava ele sugar achando que de nada adiantava... Ele ficou super nervoso, com fome, chorava! Ai meu Deus... Eu pedia as enfermeiras pra levarem ele até o berçário e dar o leite artificial e com muito custo elas atendiam, e ai ele ficava mais tranquilo.
Chegamos em casa na quarta-feira dia 7 de setembro e ao sair do hospital a pediatra de plantão disse pra complementar com 30 ml de Nan se não tivéssemos leite e assim eu fiz, mas meu leite não vinha, ai que desespero. Davi chorava de fome dia e noite e eu não queria aumentar a quantidade de Nan pra ele não largar meu peito de vez. Ele dormia bastante, acordava já chorando querendo mamar, não dormi NADA essa semana! Na sexta-feira fomos fazer o teste do pezinho na Posto de Saúde e lá assistimos a uma palestra dada por uma enfermeira sobre os cuidados com o bebê nos primeiros dias e foi ótimo! Lá fui orientada a parar de vez com o Nan e dar só o peito e assim o fiz!

Da segunda semana ao 1º mês:

  Quando parei de dar o Nan passei o maior perrengue, Davi só mamava no peito mas o leite que eu tinha não era suficiente pra sustenta-lo, então ele continuava chorando. Ai vieram as cólicas, meu Deus... Sono??? O que é isso?
Quando ele estava com 14 dias o levei ao pediatra e para minha decepção ele havia perdido 500g, fiquei arrasada e desobedecendo ao pediatra voltei a dar 30 ml de Nan. Ah, um detalhe, antes de ir ao pediatra o Davi ficou 3 dias sem defecar e 2 sem urinar, eu quase fiquei louca. Depois que comecei a dar o Nan tudo melhorou, o Davi começou a dormir a noite, fazer cocô e xixi direitinho e eu dava 20 minutos de cada peito e depois 30 ml de Nan. Comecei a dormir um pouco a noite, mas logo os 30 ml se transformaram em 60 ml e meu leite nada de descer! O Davi estava bem mais calmo, dormindo bem a noite. Acordava duas vezes de madrugada pra mamar. Ao final da terceira semana percebi que meu leite só diminuia e Davi já não tinha mais interesse no peito, então busquei ajuda. O que mais me ajudou foi o GVA,  as meninas me deram força e várias dicas pra eu tirar a mamadeira e conseguir ter leite.
Comecei a relactação e entendi que aquele era o tempo do Davi, então deixava ele pendurado no peito! Resultado: muitas rachaduras nos mamilos e muitaaa dor!

Com 1 mês de vida:


Com 1 mês Davi já estava com 4,450kg e media 52cm. Meus mamilos estavam detonados, as pessoas me falavam pra desistir de amamentar no peito. Comecei a tomar Levedo de Cerveja, que junto com a relactação fizeram meu leite descer bastante, mas não conseguia mais amamentar por conta das feridas. Fui ao BLH de Campos-RJ e lá fui orientada sobre a pega do bebê. Davi começou a pegar certinho o peito, usei também uma pomada pra cicatrização chamada Mater Care que ajudou muito, as rachaduras sararam e finalmente com 1 mês e 10 dias Davi começou a mamar LM exclusivo. As cólicas aumentaram, ele gritava de dor, eu dava Simeticona e Paracetamol, receitados pelo pediatra, mas parecia não fazer efeito, então comecei a dar Funchicórea e ajudou muito, é um posinho natural que eu molhava a chupeta dele. Ele acordava ainda duas vezes na noite pra mamar e demorava a pegar no sono de novo.

Com 2 meses de vida: 


Essa fase foi maravilhosa, ele começou a sorrir, fazer gracinhas, ficou bem mais ativo. Mamava mais rápido e se distraia com objetos. Com 2 meses pesava 5,450kg e media 59cm. O cabelo caiu bastante, principalmente na parte da frente, ficou carequinha! Já não tinha mais aquelas pelinhas soltando, nem a aparência inchada. As cólicas continuavam, só que um pouco mais fracas, a funchicórea continuava ajudando bastante.
Do segundo ao terceiro mês Davi parou de acordar de madrugada pra mamar, ele mamava as 22h, dormia e só acordava as 6h do dia seguinte. Foi um descanso e tanto, presente de Deus mesmo, pois nós estávamos exaustos. Não era mais necessário a relactação, pois eu já tinha leite suficiente.

Com 3 meses de vida:


 Com 3 meses Davi já pesava 6,260kg e media 36,5cm. Haja coluna! Esse mês também foi delicioso! As cólicas eram raras, os sorrisos constantes. Ele adorava que cantasse pra ele, prestava atenção em tudo, parava de mamar pra ouvir a conversa da gente. rsrsrs
Ele já reconhecia a minha voz e a do papai. Quando Negão chegava em casa ele ficava todo feliz, sabia que ia ganhar colo, brincar, voar, virar de cabeça pra baixo! Ele é apaixonado pelo pai!
Assim que completou 3 meses Davi voltou a acordar de madrugada pra mamar. Mas passou a dormir mais cedo. Ele dormia 20:30h, acordava as 3h, mamava e dormia logo depois e acordava novamente por volta de 7h. Ele acordava de muito bom humor, sorrindo e querendo brincar!
O calor aqui na minha cidade é demais e o Davi odeia calor, ele fica muito enjoadinho, sua o tempo todo, quer ficar pendurado no peito porque sente muita sede. Tivemos que comprar um ar condicionado pra ele dormir mais tranquilo a noite. Davi sentia muita fome e pra que ele acordasse só uma vez na noite pra mamar a pediatra liberou que ele tomasse uma mamadeira de Nestogeno antes de dormir. Eu dava 90ml de Nestogeno e o peito, dai ele dormia tranquilo. Foi nessa fase também que Davi começou a segurar objetos, ainda não tinha muita coordenação motora, mas já conseguia pegar.
Ele achou a mão e só vivia com ela na boca. Aliás, tudo que ele pegava era pra colocar na boca, e quando não conseguia fazer isso ele ficava bravo! rsrs
Ele adorava tomar banho, mas detestava sair da banheira e colocar roupa. Queria viver pelado, parece índio! rsrsrs
O cabelinho já cresceu, mas voltou a cair... Ele vivia cheio de cabelo grudado no rosto tadinho. Quando colocado de bruços ficava com a cabeça levantada, já virava sozinho. Quando estava com quase 4 meses começou a sentir as gengivas... Coçava o tempo todo, babava e chorava. Ficou bem enjoadinho com isso durante uma semana. Nesse período Davi começou a golfar demais e a pediatra passou uma Cintilografia pra pesquisa de refluxo e deu positivo, mas o refluxo é bem pequeno.

Com 4 meses e 1 semana:


Davi está pesando 7,180kg e medindo 64,5. Tá uma bolinha, muito fofo! Está tomando medicamento pra combater o refluxo.
Agora ele é muito exigente com os horários. O banho da manhã é as 10h, o da tarde é as 17h, se passar do horário ele fica bravo!rsrsr
Continua mamando bastante e tá muito serelepe!
Graças a Deus ele começou a tirar sonecas de dia, porque antes não dormia nada de dia, só a noite.
Bom, por enquanto é só... As próximas fases ainda irei viver bem juntinho do meu lindo! Uma delícia compartilhar seu crescimento e desenvolvimento!!!




4 comentários: