domingo, 15 de janeiro de 2012

Meu parto



Quando se está gravida a gente faz uma imagem do que gostaria que fosse o parto. Ficamos imaginando como vai ser a dor, a duração e o tão sonhado momento de olhar para o bebê. Bom, meu parto não foi nada daquilo que eu esperava. Eu sempre quis ter normal, por ser mais natural pra mãe e pro bebê e também pela recuperação ser mais rápida. Tenho Plano de Saúde, então fiz todo meu pré-natal pelo plano, mas quando eu dizia ao meu médico que queria parto normal ele não me dava o menor apoio, sempre dizia que ele não poderia me garantir que estaria disponível para fazer o parto, mas mesmo assim eu insistia que queria normal. Então, no dia que eu fiz 40 semanas, as 2h da manhã comecei a sentir as primeiras contrações. Fiquei muito feliz, meu bebê estava chegando... Comecei a cronometrar os intervalos, com a ajuda do meu marido, e quando estavam vindo a intervalos de 5 minutos tentei falar com meu médico, mas não consegui encontra-lo. O celular dele não chamava, nem dava ocupado ou desligado, simplesmente ficava mudo, fomos tentando falar a caminho do Hospital e nada. Quando chegamos ao Hospital (é um Hospital aqui perto da minha cidade que é metade público e metade particular) eu falei q tinha plano, a mulher da recepção pegou o cartão e me encaminhou pro pré-parto, mas para a minha surpresa o pré-parto era tudo junto, SUS e Particular... Logo que recebi o primeiro toque minha bolsa estourou, mas eu só tinha 1 de dilatação. Quando cheguei ao Hospital estavam todos dormindo, e assim permaneceram... Eu perguntei a enfermeira q me colocou na cama se eu poderia chama-la quando tivesse vontade de fazer xixi e ela disse que não precisava, que eu podia ir sozinha, mas que era pra segurar embaixo... Fiquei sentindo muita dor durante 5 horas, com o líquido escorrendo, sem que ninguem viesse me ver... De repente percebi que não havia mais quase nenhum intervalo entre as contrações que agora já estava muito mais fortes, e eu sentia uma vontade louca de empurrar o bebê, então comecei a gritar: Meu bebê vai nascer!!! Dai veio uma enfermeira e me falou pra não empurrar, que o médico estava vindo me ver. O médico então chegou e fez o toque, disse que eu só tinha 3 de dilatação e que meu bebê não havia descido ainda... Ele falou que meu parto não estava se desenvolvendo bem, mas que era pra eu "morder o lençol" e aguentar mais um pouco. Então eu respondi que nao queria esperar mais, se não estava desenvolvendo eu queria uma cesárea, então o médico olhou para mim e disse: Você tá pensando que cesárea é assim? Foi ai que eu percebi que ele achou que eu estava lá pelo SUS, dai falei pra ele que eu tinha plano de saúde, na hora ele olhou pra mim e disse: Ah, você tem plano? Entao espera que eu vou chamar o anestesista. Achei aquilo um absurdo, quer dizer que se eu nao tivesse plano ficaria ali sofrendo sem saber se poderia ou nao ter meu filho por parto normal? Dentro de 15 minutos eu estava na sala de cirurgia, minha cesárea aconteceu e meu fllho nasceu com saúde, graças a Deus, pesando 3.510kg, medindo 49,5cm. Assim veio ao mundo meu Davi!
Depois que esse episódio passou eu fiquei me questionando sobre toda a desigualdade que há no nosso país. Meu Deus... Não era pra haver essa diferença entre quem tem plano e quem se trata pelo SUS. Outra coisa que me deixa grilada também é a falta de estrutura pelo menos aqui na minha cidade pra se realizar um parto normal. Nós ouvimos falar tanto que parto normal é melhor, mas os médicos particulares não estão dispostos a fazer parto normal em ninguém. É muito mais comodo pra eles marcar um horário com você, ir até lá, cortar sua barriga e tirar seu bebê pra fora do que ficar te acompanhando durante horas esperando que chegue o momento certo.
Não tenho o que falar da minha cesárea. Não senti NENHUM tipo de dor, minha recuperação foi perfeita, mas se pudesse escolher teria tido um parto natural, com o médico que me acompanhou durante toda a gravidez e em um Hospital mais organizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário